Skip to main content

“O Tiro Certo nasce na preparação e é assistido durante a execução do disparo.” – Silvio Aguiar

Lendo o título, muitos irão pensar: vamos falar sobre carregar a arma, levantá-la na altura de disparo e apertar o gatilho, cero? Errado!

O que abordaremos nesse texto, é sobre o momento mais importante do processo: o que o atleta faz antes de levantar a arma para iniciar a ação do disparo.

Para trazê-lo ao tema, vamos usar um outro esporte onde o atleta também faz um tiro, só que com uma bola: tiro livre no basquete. Se você parar para observar 100 tiros livres de um jogador de nível técnico avançado, em todos ele irá executar o mesmo “ritual” antes de arremessar a bola.

Por trás desses rituais, alguns até engraçados, o que garante o sucesso do arremesso não são os gestos e sim a elaboração mental do movimento. Em paralelo com o ritual, existe uma preparação mental onde o jogador ativa as redes neurais, ou seja, o conjunto de células nervosas (neurônios) que irão “ativar e coordenar” os inúmeros músculos que ele utilizará para realizar o seu “Tiro Certo”.

O basquete é um bom exemplo, mas a preparação está presente em todas as modalidades esportivas, individuais e coletivas, antecedendo a execução ou aprimoramento de qualquer ação motora. A mente elabora e o corpo executa.

Para entender o que ocorre, é importante ressaltar que ao imaginar um movimento, ativamos o conjunto de neurônios que busca a informação armazenada na sua memória sobre a ação que será executada, organizando e ativando as fibras musculares que irão executar o movimento, porém, sem completar a ação motora propriamente dita.

Nesse momento, estamos preparando o sistema de controle motor para executar de forma ótima a habilidade motora que treinamos.

O mesmo “fenômeno” também ocorre quando estamos acompanhando um jogo de uma modalidade esportiva da qual somos ou fomos praticantes, observando uma determinada jogada em execução. Quem já não sentiu a perna movimentar no momento que observava um atacante na eminência de finalizar para o gol? O seu movimento, como espectador, não chega a ser o mesmo que faria se estivesse em campo, mas, ao se “imaginar” no lugar do atacante, o cérebro estimula os músculos que você usaria para chutar, através de sinais elétricos, porém, de menor intensidade.

Voltando para a nossa modalidade, a preparação que nos referimos é a mentalização sequencial da tarefa que iremos realizar. Iniciamos pelo ajuste da posição (preparação da postura), contraindo os músculos necessários e relaxando os demais, de forma a estabelecer a base física que irá garantir a melhor estabilidade e imobilidade. Em seguida, imaginamos a figura de visada (FV), com o seu arco de movimento dentro da zona de visada (ZV), enquanto acionamos corretamente a tecla do gatilho, finalizando com a imagem do salto da arma e a retomada da FV alinhada na ZV.

Esse ritual acima descrito, apesar de descrever a preparação para um tiro de precisão, pode ser estendido para qualquer outra modalidade que tenha, além do acionamento do gatilho, outras ações motoras no gestual do disparo, como por exemplo, nas modalidades de tiro ao prato, saque rápido, pista no IPSC, etc.

Seja qual for o seu ritual e a sua modalidade, a visualização da ação motora fina do dedo indicador sobre a tecla do gatilho, é a parte mais importante na preparação do disparo, ou da sequência de disparos, como nas séries de cinco tiros em “X” segundos.

Ao terminar a preparação, o atleta planejou a ação e entra no estado de prontidão, ou seja, está psicofisiologicamente pronto para iniciar e “assistir” a execução do Tiro Certo que ele treinou.

Para incluir a preparação no seu processo de disparo, é necessário executá-la nos treinos, não só do gestual como um todo, mas também nos exercícios de cada fundamento. É na preparação que definimos o propósito de cada exercício, utilizando o modelo mental do fundamento.

No nosso curso, Fundamentos Técnicos do Tiro Esportivo, você aprenderá como construir e utilizar o modelo mental para aprimorar e treinar cada fundamentos do Tiro Certo.

Fotos: arquivo pessoal da atleta Ilka Castanheira

Deixe um comentário