“Não temos como treinar “ponto”. Podemos apenas treinar a técnica. Você não tem como levar os pontos do treino para a competição, a técnica sim. O ponto, sem dúvida é o que lhe dará a medalha, mas este será sempre uma consequência da técnica treinada e realizada.” (Silvio Aguiar)
A equação do Tiro Certo só possui duas variáveis: a posição imóvel, incluindo a empunhadura e o alinhamento da figura de visada na zona de visada (ZV), e o acionamento, sem alterar essa imobilidade nem interferir no arco de movimento. A sequência de exercícios que apresentamos no nosso curso de fundamentos técnicos do tiro esportivo, propiciana o desenvolvimento e a correta execução desses dois fundamentos: imobilidade e acionamento.
Afinal, o que é TIRO CERTO? Muitos responderão que o tiro certo é aquele disparo cujo impacto acerta o centro do alvo. Em que pese ser o objetivo maior, não basta obtê-lo por acaso e sim como o resultado de um processo tecnicamente correto e replicável, no qual alça e maça permaneçam alinhadas na zona de visada, antes, durante e depois do disparo.
Portanto, o processo do TIRO CERTO pode ser definido como a sincronização de ações motoras concatenadas, onde as peças principais são: (i) posição estática/imóvel; (ii) punho firme; (iii) acionamento da tecla do gatilho independente, confiante e ininterrupto, de modo que não resulte forças laterais que possam desalinhar a figura de visada e nem interferir no arco de movimento.
Uma vez entendido o conceito do TIRO CERTO, surge a questão principal: Como treinar o processo? Simples, basta segmentá-lo em partes (fundamentos) e treiná-las separadamente.
Exatamente esse é o grande diferencial do programa de treinamento preconizado pela TEN. Uma vez que os fundamentos são treinados e aprimorados separadamente, isso permite ajustar cada elo do processo, construindo um gestual que permitirá que o treinando evolua, a ponto de obter agrupamentos progressivamente menores e uniformes.
Por ora, a dúvida é: como treinar os fundamentos do TIRO CERTO?
Enquanto alguns atiradores optam por efetuar um grande volume de disparos, na busca incessante do dez, na TEN apresentamos um programa de treinamento otimizado equalizando tempo, custo de insumos (munições) e resultado, ou seja, agrupamentos progressivamente menores.
Sem sombra de dúvida, treinar os fundamentos do processo do TIRO CERTO em casa é o melhor custo-benefício para o atleta de tiro esportivo. Além de ser mais econômico, resulta em desenvolvimento técnico e psicofisiológico superior quando comparados àqueles atletas que optam por treinar exclusivamente nas linhas de tiro dos estandes.
Tendo como premissa a economicidade de tempo e de recurso financeiro, a TEN surgiu para transmitir o conhecimento dos centros de excelência do tiro esportivo para os rincões brasileiros de maneira simples e eficiente.
Flávio Luiz Gil
Cofundador TEN / Instrutor de Armamento de Tiro