O Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, está planejando alterações na legislação de armas que podem impactar os clubes de tiro e os praticantes de tiro esportivo, conhecidos como CACs (Colecionadores, Atiradores e Caçadores). Aqui estão as principais mudanças que estão sendo discutidas:
-
Localização dos Clubes de Tiro: Uma das mudanças propostas é que novos clubes de tiro não poderão se instalar a menos de um quilômetro de distância de escolas. No entanto, os clubes já existentes não serão fechados por conta dessa nova regra.
-
Funcionamento dos Clubes: A proibição de funcionamento dos clubes de tiro por 24 horas será mantida, assim como o fim do “porte de trânsito”, que permitia CACs a circularem com armas municiadas.
-
Treinos Obrigatórios: A portaria atual exige que os atiradores treinem com todos os calibres que possuem, o que tem levado a um aumento na circulação de armas. A proposta é simplificar essa regra, permitindo treinos apenas com calibres de uso restrito e permitido, reduzindo a quantidade de armas necessárias para os treinos.
-
Armas para Policiais Aposentados: Está sendo discutida uma nova portaria que permitirá policiais militares aposentados a manterem até quatro armas em casa, sendo apenas uma de uso restrito, como fuzis.
-
Comercialização de Calibres: Ainda não há uma decisão sobre a volta da comercialização do calibre 9 mm, que foi restrito pelo decreto anterior. Essa questão está em análise e pode não ser alterada por enquanto.
Essas mudanças visam ajustar a legislação de forma que a política de desarmamento do governo seja mantida, mas com uma abordagem mais equilibrada e sensata para os praticantes de tiro. As discussões continuam, e os treinadores e praticantes devem ficar atentos às novas regras que poderão afetar seus treinos e atividades nos clubes de tiro.
Muito esclarecedor! Obrigado!